Para saber é preciso saborear!

Para saber é preciso saborear!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

VENENO



VENENO É UM TEXTO QUE FAZ PARTE DA PEÇA:-
GOTA D´ÁGUA -(1975) DE CHICO BUARQUE E PAULO PONTES


Veneno

Tudo está na natureza
Encadeado em movimento
Cuspe,
veneno,
tristeza,
carne,
moinho,
lamento,
ódio,
dor,
cebola,
coentro,
gordura,
sangue,
frieza,

Isso tudo está no centro de uma mesma estranha mesa.
Misture cada elemento,
Uma pitada de dor,
uma colher de fermento e uma gota de terror,
O suco dos sentimentos,
Raiva medo ou desamor,
Produz novos condimentos,
Lágrima pus e suor,
Mas inverta o seguimento,
Intensifique a mistura
Tempero, ódio, lagrimento sangalho com tristesura, carmento, velho moinho, remexa tudo por dentro,
Passe tudo no moinho,
Moa carne, sangue, coentro, chore, envenene a gordura,
Você terá unguento, uma papa grossa e escura,
Essência do meu tormento
E molho de uma fritura de paladar violento, que engolindo

A criatura repara no meu sofrimento
Com a morte lenta e segura.

Eles pensam que a maré vai mas nunca volta,
Até agora eles estavam comandando meu destino e eu fui, fui.
Fui, recuando recolhendo fúrias
Hoje eu sou onda solta e tão forte quanto eles me imaginam fraca.
Quando eles virem invertida a correnteza
Quero ver se eles resistem a surpresa e quero saber como eles reagem a ressaca.

Nenhum comentário: