Para saber é preciso saborear!

Para saber é preciso saborear!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

TIRANDO DÚVIDAS



SAL LIGHT é aquele composto por cloreto de sódio e cloreto de potássio. Muitas vezes a utilização do SAL LIGHT é indicada com prescrição médica em substituição ao SAL COMUM, que possui apenas cloreto de sódio, componente esse que pode AUMENTAR A PRESSÃO ARTERIAL.

SAL MARINHO é o sal que não passa pelo processo térmico de refinamento, como o SAL COMUM. O IODO nele contido é natural ( das algas marinhas), enquanto no SAL COMUM o IODO é ADICIONADO na forma de iodato de potássio.
O SAL MARINHO também possui magnésio, flúor, cálcio e outros.

GLUTAMATO MONOSSÓDICO é um SAL de sabor adocicado e está presente em alguns produtos industrializados, como no caldo de carne e no de galinha.

ALIMENTOS DIET são os específicos para dietas que possuem RESTRIÇÕES TOTAL de um dos seus componentes.
Por exemplo: ALIMENTOS SEM AÇÚCAR, SEM SÓDIO, SEM GORDURA, SEM GLÚTEM, ETC.

ALIMENTOS LIGHT são aqueles que apresentam em sua composição UMA REDUÇÃO DE PELO MENOS 25 POR CENTO DE SEUS COMPONENTES.
Por exemplo: REQUEIJÃO LIGHT, SUCOS, BARRAS DE CEREAIS E OUTROS.

A SEMENTE DE MARACUJÁ, quando TRITURADA, libera uma SUBSTÂNCIA TÓXICA, por isso aconselha-se não bater a polpa no LIQUIDIFICADOR, e sim passar pela PENEIRA.

Uma fatia de PÃO TORRADO possui calorias semelhantes a uma fatia de PÃO DE FÔRMA SEM TORRAR. O que se altera é a QUANTIDADE DE ÁGUA E A FACILIDADE DE DIGESTÃO.

OS TRIGLICERÍDEOS são um tipo de gordura produzida pelo organismo por EXCESSO DE INGESTÃO DE AÇÚCARES, MASSAS, DOCES E ALIMENTOS GORDUROSOS.

A CARNE VERMELHA é excelente FONTE DE FERRO,mas, para que o nosso organismo utilize melhor esse MINERAL, é necessário INGERIR ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C, como LARANJA, LIMÃO, GOIABA, ACEROLA, etc., na mesma refeição.

OS OVOS CRUS, COZIDOS OU FRITOS têm a mesma quantidade de colesterol na sua composição, o que DIFERENCIA É A QUANTIDADE DE GORDURA ADICIONADA À PREPARAÇÃO.

REPOLHO, COUVE, COUVE-FLOR, COUVE DE BRUXELAS, BRÓCOLIS: Esses vegetais possuem substâncias chamadas glicosinolatos, que estimulam a função de desintoxicação do FÍGADO, o que favorece a eliminação de agentes formadores de câncer. Esses vegetais previnem o câncer de BEXIGA e de MAMA e inibem o crescimento de tumores em geral.

ALHO: A aliina, que é transformada em alicina quando o alho é esmagado ou triturado, desempenha importante papel na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de PULMÃO, ESTÔMAGO, e FÍGADO e tende a diminuir a PRESSÃO SANGUÍNEA E OS NÍVEIS DE COLESTEROL. A ALICINA ATUA COMO BLOQUEADORA DA AÇÃO DE NITROSAMINAS E DA AFLATOXINA,que são potentes causadores de câncer. Possui, também componentes sulfúricos, que estimulam a atividade imunológica do organismo, protegendo-o contra doenças infecciosas.


FORNO QUENTE: Se a receita pede PREAQUECIMENTO DO FORNO, acenda-o 15 minutos antes de receber o prato.
Se pedir para o forno SER ACESO NA HORA, é porque o prato deve ser aquecido lentamente.


PARA DESCONGELAR ADEQUADAMENTE os alimentos, retire do freezer com 24 horas de antecedência e coloque-os no REFRIGERADOR.


NÃO DESCONGELE OS ALIMENTOS DIRETAMENTE EM ÁGUA CORRENTE, PARA NÃO PREJUDICAR A SUA QUALIDADE.

Pratos prontos e vegetais PODEM SER descongelados diretamente NO FOGO OU NO FORNO.

OS MOLHOS podem ser DESCONGELADOS diretamente em fogo baixo.

AS CARNES, AVES, MASSAS, BOLOS RECHEADOS E SOBREMESAS GELADAS devem ser DESCONGELADAS NA GELADEIRA.

OS VEGETAIS CONGELADOS BRANQUEADOS podem ser REFOGADOS OU COZIDOS DE IMEDIATO.

Alimentos congelados que serão FRITOS podem ir DIRETO À FRITADEIRA.

Nenhum comentário: