Para saber é preciso saborear!

Para saber é preciso saborear!

sábado, 15 de junho de 2013

TERAPIA DO LIMÃO.

Texto extraído do livro O poder de cura do Limão.

O tratamento mais conhecido e divulgado na literatura sobre o limão é a Terapia Intensiva de 19 dias, que começa pela ingestão do suco de um limão no primeiro dia e vai aumentando-se a dose diária com 1 limão, ao longo de dez dias sucessivos, até perfazer o total de 10 limões no décimo dia.

No décimo primeiro dia decrescem as doses em igual proporção, reduzindo 1 limão a cada dia, até que no décimo nono dia a ingestão é o suco de apenas 1 limão.

No total destes 19 dias de tratamento serão consumidos 100 limões.
Por este motivo há que ter absoluto cuidado com a perfeita higiene (limões muito bem lavados) e a maturidade dos limões.
Limões que não estão bem maduros podem causar alergias e limões maduros demais já não são tão terapêuticos.
Limões maduros apresentam suculência, casca brilhante e macia, além de cabinho (ou a estrela que prendia o cabo) que se soltam com um leve toque.

Observe na tabela a seguir o esquema dia-a-dia de como deve ser praticado este tratamento.

Naqueles dias quando são muitos os limões, e o volume de suco é elevado, a ingestão pode ser feita em apenas uma toma em jejum, ou, mais facilmente, em 2-3 tomas distribuídas ao longo do dia:-

» Primeira toma em jejum, 30 a 60 minutos antes da refeição matinal;
» Uma ou duas tomas 30 minutos antes das refeições principais.

Um exemplo:-

No décimo dia serão 10 limões.
Assim, tomar o suco de 4 limões, em jejum, cerca de 30 minutos antes da refeição matinal; de mais 3 limões, 30 minutos antes do almoço; e dos últimos 3 limões, igualmente antes do jantar.

Não pense que este tratamento deve ser praticado igualmente para todos os casos e por todas as pessoas.
Ao contrário, existem exceções (inadequações) e a possibilidade de serem feitas adaptações, conforme as condições e sensações corporais de cada pessoa.
Observar que podem ocorrer as situações a seguir descritas.

A pessoa está por demais intoxicada e logo no começo do tratamento sente mal-estar, como acidez, náuseas, dor de cabeça, diarreia ou indisposição geral.
Neste caso, o indicado é respeitar o corpo; e repetir a quantidade de limões do dia anterior e observar.
Caso os sintomas aliviem um pouco, seguir em frente na sequência prescrita pela Terapia Intensiva.
Caso permaneçam os fortes sintomas, repetir por mais 1 dia a mesma dosagem de limões e observar as reações do corpo.
Se ainda assim permanecer uma sintomatologia de elevado incomodo, interromper o tratamento e recomeçar na semana seguinte do ponto zero.

Aproveitar esta semana de intervalo para alimentar-se de forma mais leve e natural, ingerindo mais frutas, brotos, folhas, sementes e cereais integrais.

Terapia Leve do Limão: -

Para pessoas muito doentes, acima de 50 anos e iniciantes!
Este procedimento é possível para pessoas que nunca praticaram a Terapia Intensiva do Limão e também para pessoas com mais de 50 anos, quando existe elevada possibilidade de elevado nível de intoxicação e acidez no sangue.

Trata-se de uma terapia de adaptação ao tratamento intensivo, que pode também ser planejada sempre que necessária uma limpeza mais rápida e superficial do organismo.

A Terapia Leve pode ser de 5, 7, 9 ou 11 dias.
Um exemplo: Terapia Leve de 5 dias.
Iniciar com o consumo de 1 limão, no segundo dia são 2 limões, e no terceiro dia são 3 limões.
No quarto dia reduzir para 2 limões e, finalmente, 1 limão no quinto dia.
Totalizando 9 limões.

O interessante da prática da Terapia Leve é que este tratamento breve pode ser repetido na sequência e se transformar em 10, 15 ou 20 dias.
Por exemplo, se a terapia de 5 dias for repetida sucessivamente por 4 vezes, se tornará uma terapia de 20 dias, com o diferencial de ser bem mais leve que a Terapia Intensiva de 19 dias (100 limões).
Na Terapia Leve de 5 dias são 9 limões que na sequência de 4 séries serão 36 limões.

Como preparar o suco fresco?

O espremedor de limões é o mais prático e rápido.
Mas, qualquer que seja a forma escolhida, o suco deve ser servido imediatamente após o seu preparo.

Posso diluir o suco?

NÃO. O correto é o suco puro e fresco do limão.
Entretanto, pode acontecer dificuldade na toma do suco puro, embora, se tomado com canudinho, esta possibilidade será muito reduzida.
Neste caso, há que respeitar sua dificuldade e usar este mesmo recurso através de um outro alimento desintoxicante e alcalinizante como a uva, usando a mesma tabela e volumes.

Outra opção é o consumo diário do suco fresco de 1 limão batidos com frutas e folhas verdes, que são os chamados sucos desintoxicantes.
Diferente do tratamento leve ou intensivo, o uso diário dos sucos desintoxicantes em jejum é uma dinâmica DIÁRIA e contínua, mais sutil e suave, porém também de elevado poder terapêutico e preventivo.

» Ao manusear o limão ou qualquer fruta cítrica, deve-se lavar muito bem as mãos e o local onde foi realizado o uso externo, antes de expor-se ao sol.
O suco e casca das frutas cítricas contém substâncias fotosensíveis, ou seja, a presença de resíduos do limão na pele em contato com raios solares irão provocar manchas escuras na pele, e até mesmo queimaduras mais sérias.
E, mesmo com a pele muito bem lavada, evitar tomar sol diretamente.
Não esquecer do filtro solar.

» Uma dica - ingerir o suco com canudo para evitar o contato com os dentes e também o sabor acentuado que permaneceria na boca.
» Não adoce o suco do limão com açúcar ou qualquer adoçante.

BOA SAÚDE ! ! !

Nenhum comentário: